SIM, É POSSÍVEL UM CONCELHO MELHOR!
Terça-feira, 9 de Agosto de 2005
CDU divulga listas de candidatos

A CDU já concluiu o processo de elaboração das listas de candidatos às eleições autárquicas do próximo dia 9 de Outubro, tendo realizado uma Conferência de Imprensa para dar a conhecer as listas e o programa Eleitoral com que se vai apresentar à próxima batalha eleitoral.
A Conferência realizou-se na Sede de Candidatura da CDU e contou com as intervenções de Elsa Carvalho, Mandatária para o Concelho do Cadaval e Ricardo Miguel, Candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal do Cadaval.
Elsa Carvalho, referindo a importância decisiva que a CDU dá ao trabalho colectivo , garantiu que a CDU apresenta equipas coesas, conhecedoras da realidade do concelho e freguesias, com competências diversificadas, com gente honesta e trabalhadora.
Na composição das listas, e dos 173 candidatos que as constituem, encontra expressão o carácter plural e unitário da Coligação com a participação de 85 candidatos do PCP e 88 independentes, o que corresponde a 51 % de candidatos independentes.
São listas que reflectem uma participação de 31 % mulheres, ou seja cerca de 1/3 do total dos candidatos, que traduz a assumida decisão de por iniciativa própria e imperativo consciente, atribuir o papel que às mulheres cabe por direito próprio em todas as áreas da vida e da intervenção na sociedade.
São listas que mantêm uma expressiva participação de candidatos jovens, com cerca de 22 % com menos de 40 anos, sendo que se renovam as listas em cerca de 66% em relação ao anterior acto eleitoral. Assim, 115 candidatos agora propostos não pertenciam às listas pelas quais concorrem actualmente, sendo que 81 integram pela primeira vez as listas da CDU, o que traduz o empenhamento da CDU na sua abertura à participação de gente interessada em dar o seu contributo para um futuro melhor, atingindo-se o objectivo inicialmente definido de renovar e rejuvenescer as listas.
Em relação à lista candidata à Câmara Municipal, Elsa Carvalho salientou o equilíbrio entre Homens e Mulheres ( 50 % mulheres) , sendo que estão 5 mulheres entre os 7 candidatos efectivos e referiu que 7 candidatos já estiveram ligados a funções no Poder Local desde membros de Assembleias Municipais ou de Freguesias a um presidente de Junta. Valorizou também que 10 candidatos agora propostos não integraram a lista da CDU à Câmara em 2001, o que significa uma renovação de 71%, sendo que 5 candidatos participam pela primeira vez nas listas da CDU e 6 são independentes ( 43%) .
Coube a Ricardo Miguel a apresentação do Programa Eleitoral denominado “ Soluções para um Concelho melhor” , que será também o lema da Campanha Eleitoral da CDU no Concelho.
Ao todo, são 100 propostas da CDU que pretendem afirmar a CDU como alternativa à sucessão ora PS ora PSD na Câmara do Cadaval.
Entre as principais ideias destaque para a aceleração da revisão do Plano Director Municipal com um amplo debate público, fiscalização do funcionamento do Aterro Sanitário do Oeste impedindo a 2ª fase no mesmo local e lutar contra a plantação de sementes transgénicas ( OGM’s) .
Para além de se propor reduzir a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis , a CDU quer incentivar a habitação para jovens através da implementação do programa HabitaCadaval - Jovem, designadamente introduzindo uma bolsa de fogos para jovens, a preços controlados.
Em termos de Desporto e Cultura, a CDU propõe-se reivindicar apoios para construir a Casa da Cultura do Concelho equipada com espaço para exposições e espectáculos e implementar o Museu do Vinho e do Mundo Rural.
Também a Juventude esteve em destaque na intervenção do Candidato. Comemorar a Semana da Juventude com iniciativas arrojadas e inovadoras , colocar em funcionamento o Conselho Municipal da Juventude e criar um Festival de Bandas Amadoras foram ideias avançadas.
Pressionar a Associação de Municípios para que o Pólo Tecnológico seja instalado na Freguesia do Vilar como contrapartida pela instalação do ASO e apoiar a instalação de indústrias transformadoras, privilegiando as PME’s , que procedam à valorização dos recursos locais (ex.: pêra, uva, etc...) são propostas da CDU para contrariar os estrangulamentos económicos existentes.
Por fim, com o objectivo de dar visibilidade ao Cadaval, às suas gentes e tradições, Ricardo Miguel defendeu o apoio à criação de produtos artesanais com a marca CADAVAL, a criação da Gala do Fado Alfredo Marceneiro, Semana da Cultura actor António Vilar e recuperar, em colaboração com os Bombeiros, o Tradicional Baile das Vindimas.

Em anexo :
Lista da CDU à Câmara
Cabeças de Lista às 10 Freguesias e Assembleia Municipal


LISTA DE CANDIDATOS À CÂMARA MUNICIPAL DO CADAVAL
1. Ricardo Manuel Francisco Miguel - Professor - 24 anos - Cadaval
2. Elsa Maria Vaz Valente Pires Marques de Carvalho – Professora - 45 anos - Adão Lobo ( independente)
3. José do Rosário Garcia Morais - Técnico de expropriações– Sobrena- 62 anos
4. Maria Salomé Azevedo de Oliveira - Professora– 48 anos - Vilar ( independente)
5. Maria Isabel Henriques Reis Marcolino Pereira - Funcionária Pública- 49 anos – Cadaval ( independente)
6. Brizelinda Marques Neves – Enfermeira – 57 anos – Pragança
7. Adelaide da Silva Tavares - Comerciante – 47 anos- Painho ( independente)
8. Carlos Alberto Batista Pereira Pinto - Economista - 40 anos - Vale Canada ( independente)
9. Jorge Manuel Francisco - Técnico da EDP - 52 anos - Cadaval
10. Luís Nobre da Silva – Auxiliar Acção Médica (aposentado) - 61 anos - Cercal. ( independente)
11. Virgílio da Silva Porfírio – Caixeiro – 50 anos - Alguber
12. Maria Alice Figueiredo Carvalhosa Siopa - Professora (aposentada) –- 81 anos - Cadaval
13. Álvaro Emílio de Sousa- Operário –70 anos- Operário (aposentado) - Casal do Forno
14. Maria Leonor Quintino - Empregada de Escritório– 46 anos - Póvoa

CABEÇA DE LISTA À ASSEMBLEIA MUNICIPAL
Humberto Germano – 47 anos- Professor – Vilar ( independente)

CABEÇAS DE LISTA ÀS JUNTAS DE FREGUESIA *
Alguber - José António Mendonça - Soldador - 48 anos ( independente)
Cadaval - Paulo Ventura - Gestor de Vendedor - 43 anos
Vermelha - Carlos Pinto - 40 anos- Economista ( independente)
Figueiros - Adelaide Estrelado - 60 anos - Doméstica
Pêro Moniz - Álvaro Sousa - Operário (Reformado) -70 anos
Lamas - João Rodrigues Vieira - 65 anos - Agricultor
Painho – Adelaide Tavares – 47 anos- Comerciante ( independente)
Peral – Carlos Santos – Operário da Construção Civil - 48 anos
Cercal – Carlos Cardoso Calçada – 48 anos- Funcionário Público
Vilar - Eduardo António - 33 anos – Bancário- Presidente da Assembleia de Freguesia ( independente)

* À excepção de Vilar, Cercal e Peral já tinham sido divulgados anteriormente





publicado por Ricardo Miguel às 13:22
link do post | comentar | favorito
|

Seja muito bem vindo ao blog da CDU do CADAVAL.
pesquisar
 
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
25

26
27
28
29
30


Artigos recentes

WWW.CADAVAL.CDU.PT

UMA EQUIPA DE ELEIÇÃO!

A CAMPANHA ESTÁ NA RUA!

CDU apresenta candidata à...

SÓ ATÉ FINAL DE JULHO

CDU APRESENTA CANDIDATOS ...

EQUIPA CDU PARA JUNTA DA ...

ANGÉLICA LAREIRO, INDEPEN...

ASSEMBLEIA MUNICIPAL - 26...

CDU CONTRA DECLARAÇÃO DE...

Arquivos
links
blogs SAPO
subscrever feeds