SIM, É POSSÍVEL UM CONCELHO MELHOR!
Domingo, 5 de Junho de 2005
Dia Mundial do Ambiente

Declaração de Ricardo Miguel


 Candidato da CDU à Câmara Municipal do Cadaval


A intervenção no domínio do ambiente, com expressão em políticas diversas — desde o saneamento básico, à qualidade do ambiente urbano, aos espaços verdes ou à preservação do património natural — assume uma significativa importância na qualidade de vida das populações e na construção de espaços urbanos equilibrados e saudáveis.


Num quadro em que, a par de novas exigências de qualidade dos serviços e de uso do espaço público por parte da população, se avolumam pressões para a desresponsabilização pública neste domínio e em que se procura reduzir a relação entre os serviços e os utentes ao principio do utilizador/pagador, o Cadaval enfrenta, em pleno século XXI, inúmeros problemas ambientais.


Esgotos a céu aberto e a correr para os rios e ribeiras, falta de uma verdadeira política de recolha selectiva, funcionamento deficiente do Aterro Sanitário do Oeste, pouca preocupação com a criação de espaços verdes ou a degradação do espaço público são alguns dos problemas com que o Concelho se defronta em termos ambientais.


Também a recente intervenção que levou ao corte inadvertido de árvores que não tinham a necessidade de serem cortadas na Serra de Montejunto, nomeadamente eucaliptos de grande porte situados à beira da estrada que conduz ao Alto do Montejunto é um a acto criticável.


 Além disto, pretendem agora impulsionar a realização de testes com milho transgénico na Freguesia do Vilar, sem que seja conhecido qualquer estudo que fundamente as propostas para a coexistência de culturas transgénicas com as culturas convencionais e biológicas e sem que se tenha conhecido no nosso país um amplo debate público com todos os interessados, designadamente agricultores, consumidores e ambientalistas.


A nossa posição, nesta matéria, é contrária a qualquer tipo de fundamentalismo, ou de posições simplistas ou alarmistas. Mas, por contribuírem para a maior dependência dos agricultores e da agricultura das grandes multinacionais da biotecnologia e pelas negativas consequências para o ambiente e para a biodiversidade, a CDU tem dinamizado um amplo movimento de opinião contrário a esta pretensão, com a exigência de debates públicos e aprovação de moções na Assembleia de Freguesia do Vilar, Assembleia Municipal do Cadaval e Assembleia da Comunidade Urbana do Oeste.


Também a actividade das empresas Águas do Oeste e Resioeste tem merecido críticas por parte da CDU, sobretudo por menosprezarem a participação popular e o acesso à informação, como aconteceu recentemente com a proposta de construção de uma ETAR para tratamento de efluentes das suiniculturas. Processo no qual, a Câmara Municipal do Cadaval, limita-se a ser um espectador desatento, quando todos os dados confirmam que a construção da ETAR será neste concelho e há inúmeras conflitos de interesses no interior do PSD.


 Discordando do facto dos Municípios não terem a maioria do capital social nestas empresas, manteremos uma atenção constante e um determinado combate para impedir a privatização destas empresas , tão ao gosto do PS, pelo encarecimento de preços e pela perde de um serviço público essencial.


Nesta data simbólica, a CDU destaca o importante papel desempenhado pelo Movimento Pró-Informação sobre o ASO (agora MPICA) no sentido de despertar o interesse por esta temática e pelo incremento à participação popular na resolução destes problemas.


 Actualmente, a recolher contributos para o programa eleitoral a apresentar ao acto eleitoral de Outubro, posso assegurar que as questões ambientais terão “parte de leão” nas SOLUÇÕES PARA O CADAVAL.


QUALIFICAR A VILA E O CONCELHO DO CADAVAL, TAMBÉM PELA QUALIDADE DO AMBIENTE E DO ESPAÇO PÚBLICO, É UMA APOSTA E UM COMPROMISSO DA CDU, QUE MARCARÁ A DIFERENÇA.


Cadaval, 5 de Junho de 2005



publicado por Ricardo Miguel às 12:19
link do post | comentar | favorito
|

Seja muito bem vindo ao blog da CDU do CADAVAL.
pesquisar
 
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
25

26
27
28
29
30


Artigos recentes

WWW.CADAVAL.CDU.PT

UMA EQUIPA DE ELEIÇÃO!

A CAMPANHA ESTÁ NA RUA!

CDU apresenta candidata à...

SÓ ATÉ FINAL DE JULHO

CDU APRESENTA CANDIDATOS ...

EQUIPA CDU PARA JUNTA DA ...

ANGÉLICA LAREIRO, INDEPEN...

ASSEMBLEIA MUNICIPAL - 26...

CDU CONTRA DECLARAÇÃO DE...

Arquivos
links
blogs SAPO
subscrever feeds