SIM, É POSSÍVEL UM CONCELHO MELHOR!
Quarta-feira, 1 de Junho de 2005
Declaração de Ricardo Miguel por ocasião do Dia Mundial da Criança

Hoje, 1 de Junho, assinala-se um pouco por todo o mundo o Dia Mundial da Criança.


Enquanto candidato à Câmara Municipal, entendo que esta data e todo o seu significado não pode ficar esquecida. Tendo presente as crianças, a sua condição e o futuro que representam, a CDU denuncia realidades, e luta por um mundo melhor e por uma infância plena.


Recordamos que, segundo a UNICEF, cerca de 600 milhões de crianças vivem com menos de 1 dólar por dia e até nos países mais ricos do mundo, uma em cada cinco crianças vive abaixo do limiar de pobreza. Cerca de 30% das crianças com menos de 5 anos encontram-se subnutridas e debilitadas. Cerca de 246 milhões de crianças são exploradas pelo trabalho infantil. Também em Portugal é logo na gestação que a realidade da desigualdade e da injustiça faz a sua primeira apresentação.


Resultado da luta que o PCP travou durante muitos anos, a aprovação da rede nacional do pré-escolar durante a legislatura anterior, permite que, hoje, 76% das crianças com 4 anos esteja na escola. No entanto, o atraso ainda é muito grande e não será com o aumento do desemprego e do custo de vida (onde se inserem as medidas recentemente anunciadas pelo PS), nem com o estrangulamento financeiro da escola pública e das autarquias (responsáveis pelo pré-escolar e pelo 1º ciclo do Básico) que chegaremos aos 92% da União Europeia.


O PCP apresentou na passada semana, no Parlamento, um projecto de alteração ao regulamento dos subsídios de maternidade, propondo o pagamento a cem por cento do salário tanto para as licenças de quatro como para as de cinco meses. Actualmente, muita gente não poderá optar pela licença mais alargada por falta de meios económicos, o que significa uma discriminação e uma injustiça que o PS não reviu ao votar contra esta proposta do PCP. Isto não ajuda as crianças e as suas famílias.


Os 45% de jovens portugueses entre os 18 e os 24 anos que não concluíram o 9º ano de escolaridade, são demonstrativos do insucesso e abandono escolar e, apesar da ausência de números oficiais sobre o trabalho infantil, denunciam a entrada precoce no mundo do trabalho. A política de sucessivos governos é responsável pelo acentuar das desigualdades e da concentração da riqueza. Segundo o Eurostat, 21% da população portuguesa dos 0-15 anos encontra-se em risco de pobreza. Ou seja, uma em cada cinco crianças se não é pobre para lá caminha. Quase 40% das famílias com 3 ou mais filhos corre o mesmo risco.


O crescimento do desemprego ( que neste concelho tem um rosto feminino), a redução real dos salários (os mais baixos da U.E.-15), os ataques ao subsídio de doença e ao de desemprego, a par da tentativa de destruição da Segurança Social pública, acentuam estes números.


Se analisarmos a distribuição regional dos rendimentos e do poder de compra per capita, concluímos que existem grandes desigualdades sociais. O Concelho do Cadaval é disso exemplo ( mais baixo poder de compra do Distrito) quando o concelho de Lisboa detém um nível poder de compra em mais de duas vezes superior ao nacional.


Também nas Autarquias é decisivo ter autarcas que optem pela educação, pelas crianças e pela juventude, sendo que o programa Eleitoral da CDU para as Autárquicas de Outubro próximo integrará estas questões com fundamentais para o desenvolvimento sustentável do concelho.


Nesta data, saúdo as crianças e jovens do Concelho, mas também todos aqueles que contribuem para a sua formação, desde os educadores a professores passando pelos auxiliares de acção educativa. Assinalo também o importante trabalho desenvolvido pelas IPSS, numerosos voluntários e a actividade da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Cadaval na tentativa de minimizar os problemas sociais, ainda existentes no Concelho.


Todos não somos de mais para construir um Concelho melhor para os nossas crianças.


Neste dia, não podia de deixar de partilhar convosco esta minha reflexão.


Aceitem as minhas cordiais saudações .


Cadaval, 1 de Junho de 2005



publicado por Ricardo Miguel às 00:04
link do post | comentar | favorito
|

Seja muito bem vindo ao blog da CDU do CADAVAL.
pesquisar
 
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
25

26
27
28
29
30


Artigos recentes

WWW.CADAVAL.CDU.PT

UMA EQUIPA DE ELEIÇÃO!

A CAMPANHA ESTÁ NA RUA!

CDU apresenta candidata à...

SÓ ATÉ FINAL DE JULHO

CDU APRESENTA CANDIDATOS ...

EQUIPA CDU PARA JUNTA DA ...

ANGÉLICA LAREIRO, INDEPEN...

ASSEMBLEIA MUNICIPAL - 26...

CDU CONTRA DECLARAÇÃO DE...

Arquivos
links
blogs SAPO
subscrever feeds