SIM, É POSSÍVEL UM CONCELHO MELHOR!
Sábado, 30 de Abril de 2005
Cadaval : Concelho livre de transgénicos!!Não a testes com transgénicos no Vilar
joao vieira nos transgenicos
Através da Comunicação Social, a CDU tomou conhecimento do pedido feito pela empresa Pioneer Hi-Bred Sementes de Portugal, dirigido ao Instituto do Ambiente, para testar milho transgénico na Freguesia do Vilar, Concelho do Cadaval, num campo com 1000 metros quadrados.
Desde já, a CDU manifesta a sua discordância em relação à cultura dos transgénicos em geral, e no Concelho do Cadaval em particular . Possível devido à aprovação do projecto de Decreto-Lei do Governo que visa estabelecer regras para a coexistência de culturas transgénicas com as culturas convencionais e biológicas ( facto que desde o início a CDU contesta), consideramos de extrema gravidade o facto de o Conselho de Ministros ter aprovado o diploma da coexistência entre culturas sem que em Portugal seja conhecido qualquer estudo que fundamente as propostas contidas nesse diploma e sem que se tenha conhecido no nosso país um amplo debate público com todos os interessados, designadamente agricultores, consumidores e ambientalistas.
Conforme compromisso eleitoral da CDU, consideramos fundamental que o Governo suspenda de imediato a possibilidade de culturas transgénicas no nosso país, adoptando desta forma o tão falado princípio da precaução.
A nossa posição, nesta matéria, é contrária a qualquer tipo de fundamentalismo, ou de posições simplistas ou alarmistas. Não demonizamos os avanços científicos obtidos nesta matéria. Eles constituem, em muitos casos, passos importantes para o combate a doenças ou para aumentar os níveis da capacidade produtiva agrícola. Mas não aceitamos de todo, que estes avanços sejam colocados ao serviço de uma lógica produtivista e mercantil, ela própria depradadora do ambiente bem como ao serviço privado da meia dúzia de transnacionais que, no mundo, dominam a indústria farmacêutica ou a produção agro-alimentar.
Neste contexto, a CDU manifesta a sua discordância com a realização de testes de milhos transgénicos e organismos geneticamente manipulados em geral :
§ Por contribuírem para a maior dependência dos agricultores e da agricultura das grandes multinacionais da biotecnologia
§ Pelas negativas consequências para o ambiente e para a biodiversidade
§ Pelas previsíveis consequências negativas para a saúde pública
§ Por comprometer a nossa soberania alimentar
Há ainda muito caminho a percorrer, para retirar os transgénicos da pura lógica do mercado e de uma política económica baseada no produtivismo bem como do domínio das transnacionais.
A CDU tomará todas as iniciativas possíveis para evitar estes testes na Freguesia do Vilar, já fustigada pela instalação do Aterro Sanitário do Oeste, apelando a um amplo movimento de opinião contra esta pretensão. Neste sentido já foram aprovadas moções propostas pela CDU na Assembleia de Freguesia do Vilar e na Assembleia Municipal do Cadaval, propondo que não se iniciem os testes e se promova um amplo debate sobre a matéria.


publicado por Ricardo Miguel às 20:09
link do post | favorito

Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Seja muito bem vindo ao blog da CDU do CADAVAL.
pesquisar
 
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
25

26
27
28
29
30


Artigos recentes

WWW.CADAVAL.CDU.PT

UMA EQUIPA DE ELEIÇÃO!

A CAMPANHA ESTÁ NA RUA!

CDU apresenta candidata à...

SÓ ATÉ FINAL DE JULHO

CDU APRESENTA CANDIDATOS ...

EQUIPA CDU PARA JUNTA DA ...

ANGÉLICA LAREIRO, INDEPEN...

ASSEMBLEIA MUNICIPAL - 26...

CDU CONTRA DECLARAÇÃO DE...

Arquivos
links
blogs SAPO
subscrever feeds