SIM, É POSSÍVEL UM CONCELHO MELHOR!
Sexta-feira, 31 de Dezembro de 2004
Declaração de Ano Novo de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP
507Jeronimo.jpg
Declaração de Ano Novo de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP
31 de Dezembro de 2004



No limiar de um novo ano quero transmitir aos trabalhadores, ao povo português e, naturalmente, aos militantes do PCP, aos activistas e apoiantes da CDU uma mensagem de esperança e confiança.

Vivemos tempos de perigos e inquietações. No Iraque, onde Portugal está envolvido numa guerra de ocupação criminosa de que deve desvincular-se o mais rapidamente possível, na Palestina, onde os direitos nacionais do povo palestiniano são há décadas violentamente reprimidos e, noutros pontos do Mundo, onde o imperialismo está a semear morte, sofrimento e destruição para se apoderar de riquezas e impôr o seu domínio. Desenvolve-se o militarismo e crescem, como em Guantámano, ataques fascizantes a direitos, liberdades e garantias fundamentais. Conquistas e direitos dos trabalhadores alcançados por décadas de duras lutas estão a sofrer uma violenta ofensiva do grande capital. Crescem as injustiças e as desigualdades sociais em contradição flagrante com as extraordinárias conquistas da ciência e da técnica as quais, se colocadas ao serviço dos povos, há muito teriam já erradicado os flagelos do desemprego, da fome, da doença e do analfabetismo.

Nos últimos dias chegaram da Ásia tristes notícias. Não posso, nesta ocasião, deixar de exprimir o pesar e a solidariedade do PCP para com as vítimas desta imensa tragédia, nomeadamente as de nacionalidade portuguesa.

Em Portugal, em consequência de desastrosas políticas de direita que os governos do PSD/CDS-PP ainda mais agravaram, estamos confrontados com problemas gravíssimos no plano económico, social, político, cultural e de soberania que reclamam com urgência uma profunda mudança de rumo.

Mas este quadro de problemas e inquietações não abafa a realidade da resistência e luta dos trabalhadores e dos povos que se desenvolve em todo o Mundo, não anula as contradições e dificuldades do sistema capitalista mundial nem é capaz de esconder diante dos democratas e progressistas de todo o mundo, nomeadamente da juventude, a incapacidade do capitalismo para resolver os problemas da Humanidade.


Há fortes motivos de esperança e confiança que a intervenção, a mobilização, a luta convergente das forças do progresso social e da paz podem tornar-se realidade no Mundo, como em Portugal.

No nosso país, ao contrário do que muitos previam, foi possível derrotar o Governo PSD/CDS-PP e travar a sua obra de desestabilização e destruição.

Neste início de um novo ano surge a oportunidade para os trabalhadores e o povo português caminharem para um novo rumo na política nacional, com mais votos e deputados da CDU, virando a página do calendário e virando a página da política realizada nos últimos 28 anos.

No momento em que um Ano Novo se anuncia desejo assegurar que, concretizando com entusiasmo e confiança as decisões do XVII Congresso, o PCP, sempre com os trabalhadores e sempre com o povo, fará tudo o que estiver ao seu alcance para concretizar uma viragem de esquerda na vida política nacional, que garanta emprego com direitos, melhores salários, um Portugal com futuro.

O PCP tudo fará para que, com o fortalecimento da CDU nas eleições de 20 de Fevereiro próximo, o ano de 2005 traga aos portugueses e a Portugal boas notícias e se retome o caminho da esperança dum futuro melhor.
Tudo fará por um mundo de paz, amizade e cooperação entre os povos.

Feliz Ano Novo.


Jerónimo de Sousa
Secretário-geral do Partido Comunista Português





publicado por Ricardo Miguel às 15:41
link do post | comentar | favorito
|

Seja muito bem vindo ao blog da CDU do CADAVAL.
pesquisar
 
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
25

26
27
28
29
30


Artigos recentes

WWW.CADAVAL.CDU.PT

UMA EQUIPA DE ELEIÇÃO!

A CAMPANHA ESTÁ NA RUA!

CDU apresenta candidata à...

SÓ ATÉ FINAL DE JULHO

CDU APRESENTA CANDIDATOS ...

EQUIPA CDU PARA JUNTA DA ...

ANGÉLICA LAREIRO, INDEPEN...

ASSEMBLEIA MUNICIPAL - 26...

CDU CONTRA DECLARAÇÃO DE...

Arquivos
links
blogs SAPO
subscrever feeds