SIM, É POSSÍVEL UM CONCELHO MELHOR!
Sábado, 25 de Setembro de 2004
Balanço da visita à Região Oeste

LUISA MESQUITA.jpg Luísa Mesquita, Deputada do PCP


Face aos problemas que surgiram na colocação de professores e a sua consequência na abertura do ano lectivo, e para uma análise mais detalhada da situação na Região Oeste, o Secretariado do Concelhos do Norte e Oeste do PCP, em articulação com o Grupo Parlamentar, realizou um conjunto de reuniões sexta-feira, dia 24.


Esta visita surge na sequência do pedido de realização de um inquérito parlamentar à colocação de professores, proposta pelo PCP na Assembleia da República. Integraram a delegação a Deputada Luisa Mesquita e Ricardo Miguel , responsável pelo trabalho junto dos professores no Secretariado dos Concelhos do Concelhos do Norte do PCP.


 Pelas 14 Horas, realizou-se uma reunião com a Delegação de Torres Vedras do SPGL , que integrava o seu Coordenador Eduardo Figueiras e responsáveis por vários níveis de ensino, onde foram trocadas algumas opiniões sobre o início do ano lectivo na Região Oeste.


Os dados apresentados apontam para um início do ano lectivo em menos de 50% das Escolas, sendo que em muitas delas os Docentes a leccionar poderão não ser os Docentes depois de 30 de Setembro. Constatou-se também, escolas que iniciaram as actividades a 16 de Setembro, por pressão do Ministério, que entretanto já encerraram devido à falta de professores e muitas estão em funcionamento com actividades lúdicas que não lectivas.


Em muitas escolas, estão colocados menos de metade dos Docentes necessários com os inconvenientes que daí advêm para País, Professores e alunos. Considerando que esta é uma fase dos Concursos que, iniciada em Janeiro, deveria estar concluída em Junho, ainda haverá posteriormente as colocações de Professores Contratados . Nesta reunião participaram também João Narciso e Madalena Baptista, da Organização do PCP em Torres Vedras.


Pelas 15 h 30 efectuou-se uma Reunião com o Conselho Executivo da Escola E.B. 2,3 Dr. João das Regras na Lourinhã, onde foi dado conta que faltam 43 professores em 85 requisitados, sendo uma situação que leva a que nem os horários possam estar feitos uma vez que estes tem de ser feitos para professores concretos atendendo às suas particularidades( reduções de vário tipo). Nesta Escola, as aulas deverão iniciar na segunda semana de Outubro, numa situação há muito não vivida.


Foi manifestada alguma preocupação em relação aos alunos do 9º ano , uma vez que tem exames nacionais e as aulas acabarão em 9 de Junho, por indicação do Ministério da Educação.


 O PCP faz um balanço muito positivo desta visita, mostrando mais uma vez um contacto concreto e permanente com a realidade da nossa região tendo oportunidade de dar conta da sua intervenção na Assembleia da República ao mesmo tempo que recolhe in loco dados para essa mesma intervenção.



publicado por Ricardo Miguel às 18:18
link do post | comentar | favorito
|

Seja muito bem vindo ao blog da CDU do CADAVAL.
pesquisar
 
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
25

26
27
28
29
30


Artigos recentes

WWW.CADAVAL.CDU.PT

UMA EQUIPA DE ELEIÇÃO!

A CAMPANHA ESTÁ NA RUA!

CDU apresenta candidata à...

SÓ ATÉ FINAL DE JULHO

CDU APRESENTA CANDIDATOS ...

EQUIPA CDU PARA JUNTA DA ...

ANGÉLICA LAREIRO, INDEPEN...

ASSEMBLEIA MUNICIPAL - 26...

CDU CONTRA DECLARAÇÃO DE...

Arquivos
links
blogs SAPO
subscrever feeds