SIM, É POSSÍVEL UM CONCELHO MELHOR!
Sexta-feira, 27 de Agosto de 2004
FESTA DO AVANTE

postal02_pq.jpg

Como habitualmente, O PCP irá realizar nos próximos dias 3, 4 e 5 de Setembro a Festa do Avante, desta feita a vigésima oitava edição. Começada a erguer no mês de Junho, onde muitos comunistas oestinos participam habitualmente e voluntariamente em jornadas de trabalho na Quinta da Atalaia, esta é uma obra dos comunistas, grande festa que a juventude fez sua, festa aberta a todos, que a todos acolhe e respeita e em que todos podem encontrar algo que os enriqueça .


Numa festa que todos ao anos se renova, voltarão a brilhar as grandes componentes da sua singular identidade e do seu merecido êxito: o lugar destacado da arte e da cultura e do seu amplo encontro com o povo; o ambiente caloroso, tolerante e fraterno; a informação e o debate sobre as grandes questões do nosso país, do nosso mundo e do nosso tempo; a participação massiva da juventude afirmando a sua própria maneira de ser, de estar e de viver; os ideais, o património histórico e o projecto de futuro que os comunistas portugueses empunham e que têm o seu símbolo maior na sempre insubmissa bandeira vermelha que ondula no ponto mais alto da Atalaia.


O momento político mais importante durante os três dias será, como é habitual, o Comício do PCP, na tarde de domingo, no palco 25 de Abril. As intervenções vão estar a cargo de Francisco Leitão da Direcção da JCP, do director do Avante!, José Casanova e, culminam com a intervenção de Carlos Carvalhas, secretário geral do Partido. Ao maior acontecimento cultural do país, não podia faltar a gastronomia e o artesanato. Todas as regiões têm os seus espaços próprios com exposições temáticas sobre a sua realidade política e social no contexto do mundo do trabalho e dos trabalhadores, com destaque para a actividade do PCP e a apresentação das suas propostas para cada região. Assim, também a Organização do PCP nos Concelhos Norte e Oeste da ORL - Cadaval, Azambuja, Torres Vedras, Lourinhã, Sobral, Arruda dos Vinhos, Alenquer e Mafra - se fará representar através da já habitual Rota dos Vinhos - Mostra e venda de vinhos da região onde estão representadas várias Adegas Cooperativas e Quintas . Além desta actividade ligada à vinicultura da região, haverá ainda a Tasca Saloia , num espaço onde se pretende a recriar uma adega/tasca típica da região, onde serão servidos variados petiscos da região.


A EP ( Entrada Permanente) pode ser adquirida em qualquer Centro de Trabalho do PCP (sedes do Partido Comunista Português) .


O preço da EP definido para este ano durante os dias da festa é de 21,00 €, mas até dia 2 de Setembro pode adquiri-la por 16,00 €. No local podem ser adquiridos bilhetes só para um dia. Informamos ainda que haverá uma excursão do Concelho de Alenquer e outra do Concelho de Torres Vedras, ambas no com inscrições nos respectivos Centros de trabalho do PCP.


O recente desaparecimento de Carlos Paredes verificou-se quando estava inteiramente concluída a elaboração do programa da Festa do «Avante!». Tal facto não podia contudo impedir que o programa cultural da XXVIII Festa assinalasse a obra de um grande e determinante artista da música portuguesa contemporânea que, desde 1976 e enquanto a sua saúde o permitiu, participou em todas as suas edições da Festa.


A Festa do «Avante!» convidou Vasco Wallenkamp para a criação de um curto bailado inspirado nas composições já apresentadas por aquele coreógrafo em torno da música de Carlos Paredes e, muito especialmente, do tema Verdes Anos. Apesar das dificuldades criadas pelo período de férias e pelo reduzidíssimo espaço de tempo, o convite foi imediatamente aceite. Assim, a abrir a Festa no Palco «25 de Abril» na sexta-feira, dia 3 e imediatamente antes do anunciado concerto de música clássica comemorativo do 30º aniversário do 25 de Abril será apresentado um breve bailado de Vasco Wallenkamp dedicado a Carlos Paredes e tendo como motivo musical a sua música gravada. Recorde-se que é a primeira vez que (até pelos condicionalismos técnicos que inevitavelmente cria um palco sem soalho de madeira) será executada uma peça de bailado clássico no Palco «25 de Abril». A apresentação desta homenagem a Carlos Paredes contará, naturalmente, com o apoio visual dos ecrãs vídeo este ano novamente instalados nas laterais do Palco.



publicado por Ricardo Miguel às 00:25
link do post | comentar | favorito

Seja muito bem vindo ao blog da CDU do CADAVAL.
pesquisar
 
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
25

26
27
28
29
30


Artigos recentes

WWW.CADAVAL.CDU.PT

UMA EQUIPA DE ELEIÇÃO!

A CAMPANHA ESTÁ NA RUA!

CDU apresenta candidata à...

SÓ ATÉ FINAL DE JULHO

CDU APRESENTA CANDIDATOS ...

EQUIPA CDU PARA JUNTA DA ...

ANGÉLICA LAREIRO, INDEPEN...

ASSEMBLEIA MUNICIPAL - 26...

CDU CONTRA DECLARAÇÃO DE...

Arquivos
links
blogs SAPO
subscrever feeds