SIM, É POSSÍVEL UM CONCELHO MELHOR!
Sexta-feira, 27 de Agosto de 2004
ENCONTRO CDU DE 22 DE MAIO - DECLARAÇÃO POLÍTICA

encontro vilar.jpg



ENCONTRO CONCELHIO DA COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA DO CONCELHO DO CADAVAL



Declaração Política



 O Encontro Concelhio da CDU, reunido no Vilar em 22/05/04, reflectiu sobre as características e intervenção local da CDU/Cadaval; analisou a situação política especifica actual do Concelho; analisou aspectos essenciais da participação política dos eleitos da CDU nos vários órgãos autárquicos e finalmente e abordou a importância geral das próximas eleições autárquicas e a necessidade da CDU/Cadaval reforçar as suas posições nos órgãos do poder local do Concelho. O Encontro Concelhio concentra na presente Declaração o essencial da análise feita e da orientação traçada.



1. A CDU/Cadaval e o balanço da actividade desenvolvida



A CDU é uma coligação de partidos (PCP/PEV) que associa muitos independentes. O Encontro salienta a mais valia que a entrada de vários independentes constituiu para o Projecto da CDU, a juntar ao trabalho militante dos membros do PCP. O Encontro valoriza o excelente trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia do Vilar, uma equipa CDU composta por independentes, que tem operado enormes transformações expressas na edição do Boletim da Freguesia, nas reuniões públicas da Junta e Assembleia, criação de um horário de atendimento à população, na atenção prestada à educação mesmo perante a incapacidade da Câmara em acompanhar o dinamismo e as reivindicações da Junta de Freguesia do Vilar. O Encontro valoriza o contributo indispensável dos eleitos da CDU para o Protocolo de Descentralização de competências para as Juntas de Freguesia, pelos benefício que trouxe para as 10 Freguesias do Concelho, ainda que considere que o reforço das verbas é uma luta na ordem do dia. Ao nível da Assembleia Municipal, é de destacar o importante papel da CDU enquanto porta-voz de muitos munícipes que lhe fazem chegar as suas questões, mas também o trabalho desenvolvido na Comissão do Ambiente. É de lamentar o facto de a Comissão de Juventude não reunir e da Comissão de Revisão do PDM não ter os meios necessários ao seu funcionamento, uma vez que os documentos pedidos ao Executivo Camarário não são entregues à Comissão, o que leva ao bloqueio da Comissão e à ineficácia da nossa presença na referida comissão.



2. Situação política especifica actual do Concelho



A observação do exercício do poder concelhio nestes três anos de mandato permite registar algumas situações que contribuem para uma caracterização da situação actual. Como aspectos gerais da actividade camarária há a considerar o incumprimento das promessas eleitorais, sendo que o hiato entre as promessas apresentadas (mais de 110) e a realidade é cada vez maior o que leva o Encontro da CDU a anunciar a realização de uma iniciativa de denúncia da incapacidade da maioria em cumprir as promessas eleitorais, em data a anunciar no mês de Junho, denominada “ O COBRADOR DE PROMESSAS”. A Câmara Municipal, apesar do Gabinete de Apoio constituído, não consegue responder positivamente às várias solicitações dos Munícipes, a que não é alheio a sobrecarga de tarefas do Sr. Presidente para além da Câmara. Sem desvalorizar as atitudes equilibrados ou mesmo positivas que a Câmara Municipal possa ter assumido neste período de tempo é, entretanto, indispensável notar que as atitudes negativas, as tendências erradas e as omissões flagrantes definem uma linha de orientação que globalmente é negativa . O Encontro da CDU/Cadaval, tendo em conta a evolução da prática camarária no presente mandato, manifesta ser indispensável a construção de uma alternativa a actual maioria camarária, tendo por base um projecto de mudança que só a CDU, com a participação do PCP-PEV e independentes está em condições de concretizar. Assim, tudo deverá ser feito para que as listas e programas da CDU sejam verdadeiras alternativas às maiorias actuais.



3. Lutar por uma maior participação das populações



O envolvimento das populações de todas freguesias é essencial para que o processo político possa evoluir positivamente e para que sejam criadas condições ao aparecimento e afirmação de uma alternativa às políticas que são realizadas. A tendência para estratificar, ao nível do poder local, uma concepção do poder político assente, alternadamente, em dois partidos com políticas e práticas cada vez mais próximas tem de ser combatida com a demonstração prática de que é possível realizarem-se políticas diferentes e melhores. Mas para além dessa demonstração é necessário mostrar, também com clareza, que a participação dos cidadãos lutando e intervindo na vida social e política é a única via possível para se criarem alternativas políticas concretas e viáveis. Nesse sentido, valorizamos a participação da população em Sessões de Câmara e da Assembleia Municipal e procurando corresponder a uma maior aproximação entre os eleitos da CDU e a população, o Encontro decidiu a realização de visitas às 10 Freguesias numa iniciativa denominada “ 10 VEZES CADAVAL”. Para melhorar o contacto com os problemas concretos da população e poder denunciá-los e exigir a sua resolução, esta iniciativa terá início no mês de Junho e prolongar-se-á até Fevereiro de 2005.



4. Eleições Autárquicas 2005



 Em Outubro de 2005 realizam-se eleições para as Autarquias Locais. O trabalho desenvolvido, a evolução da situação política local e as necessidades objectivas que hoje se colocam, apontam para a possibilidade da CDU/Cadaval reforçar as suas posições nas autarquias do Cadaval. Desconhecendo o quadro eleitoral em que se vão realizar as eleições, perante as ideias maquiavélicas do PS e PSD de alterar a lei eleitoral, o Encontro da CDU coloca como objectivo da CDU/Cadaval a apresentação de candidaturas aos Órgãos do Município e no maior numero de freguesias possível, apostando na renovação e na audácia. Estando actualmente empenhados na batalhas das Eleições Europeias de 13 de Junho, o Encontro da CDU decide iniciar o processo de escolha de candidatos e elaboração de um Projecto Alternativo no mês de Julho e convocar igualmente, para data a escolher entre o final de Novembro e o começo de Dezembro, um Encontro Concelhio que deverá servir para apresentar as candidaturas da CDU aos Órgãos Municipais. 22/05/2004



publicado por Ricardo Miguel às 00:05
link do post | comentar | favorito
|

Seja muito bem vindo ao blog da CDU do CADAVAL.
pesquisar
 
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
25

26
27
28
29
30


Artigos recentes

WWW.CADAVAL.CDU.PT

UMA EQUIPA DE ELEIÇÃO!

A CAMPANHA ESTÁ NA RUA!

CDU apresenta candidata à...

SÓ ATÉ FINAL DE JULHO

CDU APRESENTA CANDIDATOS ...

EQUIPA CDU PARA JUNTA DA ...

ANGÉLICA LAREIRO, INDEPEN...

ASSEMBLEIA MUNICIPAL - 26...

CDU CONTRA DECLARAÇÃO DE...

Arquivos
links
blogs SAPO
subscrever feeds