SIM, É POSSÍVEL UM CONCELHO MELHOR!
Sexta-feira, 11 de Abril de 2008
Artigo de opinião publicado no AVANTE!!!
A liberdade de Pedro Jorge


Pedro Jorge, jovem electricista e dirigente sindical, foi um dos poucos «Contras» cuja voz já se pôde ouvir no «Prós e Prós» da RTP1. Aconteceu no passado dia 28 de Janeiro. Na sua lúcida intervenção (que pode ver em www.youtube.com/watch?v=v8-XGZ1ogho) denunciou a crescente exploração dos trabalhadores.
A semana passada, a sua entidade patronal, a Cerâmica Torreense, colocou-lhe um processo disciplinar para despedimento pelas declarações proferidas nesse programa, acusando-o – supremo crime na sociedade capitalista – de dizer a verdade.
À denúncia pelo Partido e pelo Movimento Sindical desta flagrante violação da liberdade de Pedro Jorge, respondeu com um esclarecedor silêncio uma comunicação social cuja capacidade de indignação cada vez mais se esgota nas telecomandadas e ciáticas campanhas «pelos direitos humanos».
Este silêncio é natural. Já que, com este ataque à liberdade do Pedro Jorge, até os mais distraídos poderão constatar que a liberdade de expressão e de organização dos trabalhadores não pode coexistir com a liberdade dos patrões despedirem os trabalhadores. Que é o mesmo que dizer que é imperioso para a defesa da Liberdade e da Democracia a derrota do projecto de revisão para pior do Código do Trabalho que o Grande Capital decidiu e Sócrates tenta concretizar.
Mas este silêncio revela um medo mais profundo. É que ao Pedro Jorge nenhuma lei, nenhum processo disciplinar, nenhum instrumento de repressão conseguiu ou conseguirá calar. Porque é «um operário construído». Porque é um comunista. Porque defende a Liberdade exercendo-a. É que os exploradores vivem um pânico secreto – os seus privilégios são defendidos por um aparelho repressivo e pela capacidade de dominação ideológica, assentam na mentira e no medo – cada trabalhador que se liberta é uma ameaça terrível a todo o sistema.
Ao tentar despedir o Pedro Jorge, o capitalismo expõe a sua natureza e o seu falhanço. A liberdade do Pedro Jorge já o derrotou.



publicado por Ricardo Miguel às 10:11
link do post | comentar | favorito
|

Seja muito bem vindo ao blog da CDU do CADAVAL.
pesquisar
 
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
25

26
27
28
29
30


Artigos recentes

WWW.CADAVAL.CDU.PT

UMA EQUIPA DE ELEIÇÃO!

A CAMPANHA ESTÁ NA RUA!

CDU apresenta candidata à...

SÓ ATÉ FINAL DE JULHO

CDU APRESENTA CANDIDATOS ...

EQUIPA CDU PARA JUNTA DA ...

ANGÉLICA LAREIRO, INDEPEN...

ASSEMBLEIA MUNICIPAL - 26...

CDU CONTRA DECLARAÇÃO DE...

Arquivos
links
blogs SAPO
subscrever feeds