SIM, É POSSÍVEL UM CONCELHO MELHOR!
Quarta-feira, 18 de Outubro de 2006
...
bernardino-soares.jpg
O deputado Bernardino Soares está contra o encerramento do Centro de Saúde do Cadaval no período nocturno e manisfestou a sua posição através da entrega de um requerimento na Assembleia da República. O PCP pretende saber qual a intenção do Governo em relação ao Centro de Saúde cadavalense.


«Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República,

O Centro de Saúde do Cadaval serve 14 300 utentes, dispondo de 6 extensões distribuídas pelo território do respectivo concelho. Integra a zona F da sub-região de Lisboa, dispondo de atendimento urgente que funciona das 20 horas às 8 horas.

O Centro de Saúde do Cadaval sofre as dificuldades decorrentes das políticas de sucessivos governos orientadas para a desagregação e destruição do Serviço Nacional de Saúde. É assim que tem apenas 50% do quadro de pessoal preenchido integrando 9 médicos e 8 enfermeiros (a que se somam mais 8 em acumulação). No caso dos médicos há mais de 20 anos que não é integrado nenhum médico no quadro do Centro de Saúde, com as evidentes consequências na evolução etária desta classe profissional na instituição. As limitações de pessoal tornam por exemplo impossível a prática da política de promoção da saúde e levam a que só duas das seis extensões disponham de cuidados de enfermagem.

Entretanto o Governo está a desenvolver uma política visando o encerramento da maioria dos serviços de atendimento de urgência ou complementares nos centros de saúde, aplicando critérios meramente economicistas e insensíveis aos prejuízos para as populações das decisões anunciadas.

Também em relação ao Centro de Saúde do Cadaval tem vindo a ser alvitrada a possibilidade do encerramento do seu atendimento de urgência, invocando insuficiência e pouca rendibilidade pelo número de atendimentos diários. Esta possibilidade tem merecido justo repúdio de autarquias e populações do concelho do Cadaval. Na verdade, a concretização de tal decisão ignoraria a situação geográfica, as condições de acessibilidade e mobilidade e a estrutura económica e social dos utentes que dependem deste atendimento, e seria uma forte restrição ao acesso aos cuidados de saúde constitucionalmente garantido.

Assim, nos termos constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Governo, através do Ministério da Saúde, que me informe do seguinte:

Qual a intenção do Governo em relação ao Centro de Saúde do Cadaval?

Bernardino Soares
Deputado do PCP


publicado por Ricardo Miguel às 23:42
link do post | comentar | favorito
|

Seja muito bem vindo ao blog da CDU do CADAVAL.
pesquisar
 
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
25

26
27
28
29
30


Artigos recentes

WWW.CADAVAL.CDU.PT

UMA EQUIPA DE ELEIÇÃO!

A CAMPANHA ESTÁ NA RUA!

CDU apresenta candidata à...

SÓ ATÉ FINAL DE JULHO

CDU APRESENTA CANDIDATOS ...

EQUIPA CDU PARA JUNTA DA ...

ANGÉLICA LAREIRO, INDEPEN...

ASSEMBLEIA MUNICIPAL - 26...

CDU CONTRA DECLARAÇÃO DE...

Arquivos
links
blogs SAPO
subscrever feeds