SIM, É POSSÍVEL UM CONCELHO MELHOR!
Quarta-feira, 18 de Outubro de 2006
NÃO AO ENCERRAMENTO DAS URGÊNCIAS DOS CENTROS DE SAÚDE DO CADAVAL E DA LOURINHÃ NO PERÍODO NOCTURNO E AOS DOMINGOS E FERIADOS


O Governo continua a desenvolver uma política visando o encerramento dos Serviços de Atendimento Permanente nos Centros de Saúde, aplicando critérios meramente economicistas, abrindo caminho aos privados na sua gula pelo negócio da saúde, e insensível aos prejuízos criados às populações. Em todas as decisões até agora tomadas ficaram à margem da consideração o significativo aumento de custos para os utentes (agravados com os brutais aumentos das chamadas Taxas Moderadoras nos Hospitais, decretados por este Governo), as condições de acessibilidade e mobilidade, devido à situação geográfica e à quase inexistência de transportes públicos, e a estrutura económica e social dos utentes que dependem deste atendimento, criando fortes restrições ao acesso constitucionalmente garantido aos cuidados de saúde.
Apesar do justo e continuado repúdio das populações, o SAP da Lourinhã encerrou no passado fim-de-semana aos domingos e feriados e reduziu muitíssimo os serviços prestados nos restantes dias – alegadamente devido à falta de médicos, o que confirma o intencional desinvestimento na formação e na colocação de profissionais – numa decisão evidentemente articulada entre a ARS e o Governo, prontamente levada à prática pela Direcção do Centro de Saúde. Relativamente ao SAP do Cadaval, o Governo pretende encerrá-lo já no próximo mês de Dezembro no período nocturno e aos Domingos e Feriados.
Os SAP´s são o primeiro ponto de apoio na doença súbita a que recorrem os cidadãos dos concelhos do Cadaval e da Lourinhã, garantindo um serviço de grande importância social e, perante uma situação de emergência médica, podem ser a diferença entre a vida e a morte de qualquer cidadão destes concelhos. Além do mais, a maior parte das situações de urgência podem continuar a ser resolvidas no SAP dos Centros de Saúde, sem os transtornos (incluindo financeiros) que a deslocação para fora exige.
Se no plano imediato esta decisão representaria uma possível poupança de alguns euros para o Governo, significaria, em simultâneo, um acréscimo de serviço nas unidades que se manteriam e que já hoje se encontram muito congestionadas, nomeadamente o Hospital Distrital de Torres Vedras.
Mais uma vez, o PCP pronuncia-se contra o encerramento e pela manutenção em funcionamento do SAP dos Centros de Saúde do Cadaval e da Lourinhã durante as 24 horas do dia, recordando a recente recolha de 4500 assinaturas pela manutenção, entre outras, destas unidades de saúde, e as tomadas de posição que tem tido nos órgãos autárquicos e na Assembleia da República.
O PCP apela à luta e à resistência da população dos Concelhos do Cadaval e da Lourinhã, único caminho que levará o Governo a recuar nesta injusta decisão.
O Secretariado dos Concelhos do Oeste do PCP
Torres Vedras, 16 de Outubro de 2006


publicado por Ricardo Miguel às 23:39
link do post | comentar | favorito
|

Seja muito bem vindo ao blog da CDU do CADAVAL.
pesquisar
 
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
14
15
16
17

19
20
21
22
23
25

26
27
28
29
30


Artigos recentes

WWW.CADAVAL.CDU.PT

UMA EQUIPA DE ELEIÇÃO!

A CAMPANHA ESTÁ NA RUA!

CDU apresenta candidata à...

SÓ ATÉ FINAL DE JULHO

CDU APRESENTA CANDIDATOS ...

EQUIPA CDU PARA JUNTA DA ...

ANGÉLICA LAREIRO, INDEPEN...

ASSEMBLEIA MUNICIPAL - 26...

CDU CONTRA DECLARAÇÃO DE...

Arquivos
links
blogs SAPO
subscrever feeds